quinta-feira, 15 de março de 2007

O porquê do trabalho em telas

Ao analisar o ensino de Artes nas escolas, percebi que se produz resultados significantes, quando alunos e professores se dedicam para a realização de um trabalho. Em geral, o que ocorre após alguns minutos de apresentação dos resultados, é o descarte de toda a produção: o material é amassado, rasgado e jogado no lixo, como se fosse necessário "limpar" o ambiente escolar. Percebi que, por isso, o aluno não cria vínculo de prestígio, não tem interesse pelas produções, muito menos dá valor ao profissional como facilitador. Então, optei por uma metodologia de ensino, por meio da qual oriento meus alunos a produzir criativamente, a valorizar as suas produções para que estas passem a ter um valor representativo em suas vidas.
Outro motivo que vejo como positivo, na utilização da PINTURA EM TELAS, é o fato do suporte ser adquirido pelo aluno, pois assim trabalho à distância, atingindo a família na divisão dos bens, já que o custo da aquisição do material passa a ser valorizado pelos pais e monitorado pelos mesmos. Cito, ainda, mais motivos para o trabalho com telas: o fato de grande parte da comunidade poder ver o trabalho escolar e a possibilidade de revelar talentos.
Normalmente, este tipo de trabalho é visto quase sempre em escolas particulares, mas na minha visão, o Ensino Público tem as mesmas competências em construir conhecimentos. Compreendo, aceito e respeito as limitações dos alunos da rede pública, no que se refere ao poder aquisitivo. E isso, não pode ser motivo para deixar de acreditar no potencial deles. Por isso, exijo a aquisição da TELA.

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